Warning: Declaration of Cws_Walker_Nav_Menu::walk($items, $depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/clinicadasaude/public_html/wp-content/themes/clinico/functions.php on line 0
Clínica da Saúde: 9 verdades e 1 mentira sobre demência

9 verdades e 1 mentira sobre demência

25 de maio de 2017

Aproveitando a nova onda de brincadeiras no Facebook, resolvemos tratar de um tema um tanto controverso, mas que merece toda a atenção. A demência. Primeiramente, vamos esclarecer que a demência é uma condição na qual ocorre perda de funções do cérebro. Isso afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa, levando a problemas de memória, de raciocínio, cognitivos e afetando inclusive a linguagem, o comportamento e a própria personalidade.

Então vamos à lista de 9 verdades sobre demência.

1) Demência se divide entre as reversíveis e as degenerativas, sendo estas últimas progressivas com danos irreversíveis.

2) Demência, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz parte do envelhecimento, podendo ocorrer em pessoas mais novas.

3) Fatores como abuso de álcool, traumatismo craniano, diabetes, uso de alguns tipos de medicamentos, baixos níveis de vitamina B12 podem causar demências do tipo reversíveis.

4) Histórico familiar de demências e síndrome de Down, não podem ser alterados ou prevenidos, porém, essas pessoas podem nunca desenvolver a doença.

5) Os casos de internação para tratamento de demência são minoria.

6) Doença de Alzheimer é, entre as demências degenerativas, a com maior incidência.

7) Terry Jones, ator e diretor do grupo inglês Monty Python foi diagnosticado com demência.

8) Hipertensão, colesterol elevado, depressão, altos níveis de estrogênio, obesidade, tabagismo são, dos fatores de risco, os que podem ser prevenidos.

9)  Demência é uma doença de diagnóstico difícil por conta dos seus sintomas que se assemelham a várias patologias modernas, incluindo o estresse.

E agora, nossa única mentira que, por muitas vezes é tida erroneamente por verdade.

1) As pessoas que necessitam ser internadas para realizar o tratamento do seu tipo de demência são uma minoria.

Esse assunto é sério e necessita de ajuda especializada. Seja consciente, procure um médico.

 

 

Leave a Comment