Você não leu errado o título. Hoje vamos falar sobre suicídio. Um assunto pouco comentado, mas que deve ser discutido sem tabus. O assunto entrou nas rodas de conversa depois do lançamento da série Os 13 Porquês, da Netflix. A série está dando o que falar. Na trama, o adolescente Clay recebe 13 fitas k7 que contém as gravações de Hannah contando os motivos que a levaram a cometer suicídio. São 13 fitas para 13 explicações. Em cada um tem um nome. Em cada uma tem uma dor a ser somada às demais.
Talvez por vergonha, talvez por medo, mas os sentimentos têm sigo mais guardados e menos conversados. Não procuramos ajuda de profissionais. O tempo está tão corrido que não procuramos ajuda de ninguém. Simplesmente seguimos em frente sem parar para pensar em nossas emoções e das pessoas que nos rodeiam.
Essas palavras estão sendo escritas para falarmos de prevenção. Estamos falando de um problema de saúde pública. Lutar e dialogar é fundamental para que a prevenção do suicídio aconteça. É importante que sejam detectados os fatores de riscos e os sintomas. Para isso, é imprescindível a consulta com um profissional. Um psicólogo, um psiquiatra. Alguém que realmente possa te ajudar.
A partir de informações da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, destacamos alguns fatores de risco:
-
Perdas recentes;
-
Pouca resiliência;
-
Personalidade impulsiva, agressiva ou de humor instável;
-
Ter sofrido abuso físico ou sexual na infância;
-
Desesperança, desespero e desamparo.
Aqui na Clínica da Saúde nós temos um time de profissionais que podem ajudá-lo a manter a sua saúde emocional em dia. Não tenha vergonha e entre em contato.
Quer ter acesso a mais materiais sobre o tema? Clique AQUI e baixe os PDFs da associação