Warning: Declaration of Cws_Walker_Nav_Menu::walk($items, $depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/clinicadasaude/public_html/wp-content/themes/clinico/functions.php on line 0
Clínica da Saúde: Prevenção e a segurança do trabalho

Prevenção e a segurança do trabalho

23 de junho de 2016

 

O blog da Clínica da Saúde, de Três Coroas e região, funciona da seguinte forma: as postagens são semanais, sendo que a cada 15 dias intercala-se a área de atuação comentada. Como assim? Você pode estar se perguntando. Se em uma semana aborda-se segurança e medicina do trabalho, na outra será será falado sobre o universo da clínica médica e todas as suas especialidades. Simples assim. Esse esquema foi pensado para trazer para você, os assuntos mais pertinentes e variados dentro das necessidades de conteúdo observadas.

Hoje é dia de falar sobre segurança e medicina do trabalho. Na última postagem desse assunto, há 15 dias, o blog buscou explicar as diferenças entre os termos segurança e medicina. Esse é um universo em que todas as partes envolvidas precisam trabalhar juntas para que ninguém saia perdendo, ou pior, machucando-se por falta de precaução. Por isso, hoje será dado um panorama geral desse setor e abordar a importância do mesmo.

1

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e foi criada em 1944, durante o governo do presidente Vargas. Lá se vão 72 anos, mas ainda tem-se muito o que progredir nessa área.

Você sabia que o Brasil registra em torno de 700 mil acidentes de trabalho por ano, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Destacando que essa conta é feita a partir dos casos registrados. Imagina se conseguíssemos contabilizar todos? O susto seria grande. Pelo menos, em quinze anos, o número de mortes caiu consideravelmente.

Agora confira a entrevista que realizamos com a técnica de segurança do trabalho Mônica Maciel sobre os principais cuidados que uma empresa deve ter:

3

A segurança do trabalho é imprescindível como um todo. Mas o que você considera ser indispensável para começar um planejamento em segurança e medicina do trabalho dentro de um empresa?

Segurança do trabalho é prevenção. Ter essa consciência de garantir o bem estar do funcionário beneficia as duas partes, porque o empregado trabalha melhor quando bem disposto e sente-se protegido. As normas vigentes mais presentes são: o PPRA (NR-9/ Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e 0 PCMSO (NR-7/ Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). É realizado o levantamento dos riscos que o funcionário pode estar exposto e diagnosticadas as medidas preventivas que devem ser implementadas. Já o programa médico de saúde ocupacional será responsável pelos exames e periodicidades dos mesmos, sendo a periodicidade relacionada com o risco que o trabalhador corre.

Toda empresa deve investir nessa área? Qual tipo de mais precisa? Por quê?

Todas as empresas que admitem funcionários pela CLT devem investir em segurança e implementar os programas previstos na Portaria 3.214/78, na qual consta a NR-9 e a NR-7.

Também é de responsabilidade do funcionário cuidar da segurança no trabalho ou é um dever exclusivo do empregador?

Também cabe ao funcionário contribuir. Se o empregador fornece os equipamentos e garante a integridade física, é dever do funcionário usá-los para sua proteção.

De que forma a Clínica da Saúde pode ajudar a empresa a manter-se em dia com a segurança do trabalho e não ter problemas com a fiscalização?

A equipe da Clínica da Saúde consegue orientar, treinar e implementar as normas vigentes para garantir segurança aos trabalhadores em sua sua empresa. Com essa orientação é possível garantir o cumprimento vigentes das normas e evitar possíveis multas pelo descumprimento das mesmas.

2

Fontes: Connapa, Fundacentro, Clínica da Saúde.

 

Leave a Comment