
A postagem de hoje é para as mamães, mas pode ser para todas as pessoas que têm curiosidades sobre o universo da amamentação. Sim, amamentar é preciso, é importante, tanto para o bebê, como também para a mãe. Através da amamentação aumenta-se o vínculo e, além de ser, na maioria das vezes, a única fonte de alimentação do bebê. Pode haver complementos, mas o mais comum e mais indicado é somente o leite materno até os seis meses de vida.
De acordo com nossa nutricionista Amanda Krummenauer, “não existe pesquisa científica que comprove o fato de que a alimentação da mãe influencia na quantidade ou qualidade do leite materno. Mas muitas mães relatam que o consumo de certos alimentos provocam cólicas nos bebês, então não custa evitá-los.”
A melhor opção é o bom senso e manter uma alimentação saudável sempre. É relativo o que pode ou não comer durante o período em que está amamentando. O mais indicado é ter um acompanhamento nutricional e observar os sinais do seu bebê.
“Não existem alimentos proibidos, mas assim como qualquer regra na alimentação, deve-se evitar os excessos. É recomendado evitar o consumo de café, devido a cafeína, por ser estimulante, além da “ingestão zero” de álcool conforme indicação da Organização Mundial da Saúde. O melhor, é manter uma alimentação equilibrada, saudável e variada, assim, ingerindo quantidades adequadas de nutrientes e vitaminas e dando oportunidade ao bebê de experimentar novos sabores através do leite materno. Uma mãe com alimentação correta, irá transmitir ao seu filho hábitos saudáveis”, destaca Amanda.
Saúde sempre será a melhor opção.